Chico Buarque de Hollanda

página 03

naraEm seu primeiro festival sua participação não foi tão trágica, pois sua música ficou entre as finalistas, mas acabou não se classificando para a grande final. Em seu segundo festival, considerado o divisor de águas para Chico Buarque, porque nele decidir-se-ia o futuro de Chico Buarque para a música popular brasileira, em parceria com Nara Leão formou “A Banda”, chegando à final que foi disputada com “Disparada” defendida por Jair Rodrigues, e o Trio Maraiá e o Trio Novo. Este festival que até hoje é considerado o mais acirrado de todos não poderia ter apenas um vencedor e foi o que aconteceu: com as duas bandas de acordo, os jurados decidiram pelo empate e o prêmio foi dividido entre as duas bandas.

Sem perceber, Chico passa a viver de música e, no mesmo dia em que venceu o festival, contratou seu primeiro empresário, Roberto Colossi, e em poucas horas tinha mais de trinta shows fechados pelo Brasil. Assim começa a carreira de sucesso de Chico Buarque, que com o tempo lhe transformou em um dos maiores compositores e cantores da música popular brasileira.

Chico Buarque de Hollanda, filho do historiador Sergio Buarque de Hollanda e da pianista amadora Maria Amélia Alvim, nascido no Rio de Janeiro, por isto ganhou dos amigos o apelido de Carioca, mudou-se para São Paulo ainda criança onde inicia sua pré historia na música brasileira, antes do sucesso como artista tenta seguir outras carreiras, pois Chico Buarque nunca acreditou que seria um bom músico.

...Volta
Continua...